sexta-feira, 19 de março de 2010

Reflexão:



A água é um bem essencial para a natureza e importância para os humanos neste planeta .A água é utilizada para diversas actividade no dia a dia á quem a desperdice e isso tem impactes na natureza e nos próprios humanos.
Muitas pessoas não tem a possibilidade de receber água e muitas morrem á sede.
Medidas:
1.Deve-se fechar quando estão a lavar os dentes
2.Deve-se utilizar a água de forma moderada.
3.A água pode ser um recurso renovável mas se for utilizada em demasia, esgota-se.

A Importância da água



A água é um bem fundamental para o nosso planeta.
Nela surgiram as primeiras formas de vida, depois, originaram-se as formas terrestres, que só conseguiram sobreviver quando desenvolveram mecanismos fisiológicos que lhes permitiam retirar água do meio e retê-la nos seus organismos.
A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, ou seja, sem ela não existiam animais, vegetais, nem humanos. A maior parte dos seres vivos não consegue sobreviver uma semana sem beber água.
Mais de 60% do nosso corpo é constituído por água, e esta é indispensável, visto que todo o metabolismo é determinado em reacções desenvolvidas em meio aquoso.
A água regula a temperatura do corpo, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, faz também a distribuição dos nutrientes pelos diversos órgãos. Caso haja falta de água, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, ficando sujeito ao aparecimento de diversas doenças.
Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. É verdade que existe muita água no planeta, mas apenas 3% da água do mundo é doce, a qual cerca de 20% se encontra em águas subterrâneas, 79% encontra-se congelada nas regiões polares, e 1% a que temos fácil acesso.

http://www.youngreporters.org/article.php3?id_article=1568

sexta-feira, 5 de março de 2010

Tucano-toco





Nome popular: Tucano
Nome Científico: Ramphastos toco
Distribuição geográfica: Região Norte e Central da América do Sul.
Habitat natural: Florestas tropicais.
Hábitos alimentares: É uma espécie omnívora, alimentando-se de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação.
Tamanho: Mede entre 55 e 61 cm de comprimento.
Peso: De 530 g a 550 g
Período de gestação: Os ovos eclodem após 18 dias de incubação.
Número de crias: 2 a 4 ovos.
Tempo médio de vida: 15 anos.
Estado de conservação da espécie: Tem a sua existência ameaçada no seu habitat natural, a selva amazónica, mas os esforços do governo brasileiro já revelam um aumento no número destas aves. Apesar disto já está extinta no estado federal de São Paulo
Esta espécie só vive nas florestas tropicais e os humanos andam a destruir essas florestas para construção civil.
O Tucano-toco (Ramphastos toco) ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/3228.html